7 dicas para manter a motivação no trabalho

Sempre no mesmo horário toca o despertador avisando que já é hora de se aprontar e enfrentar mais um dia de trabalho. Como manter a motivação no trabalho se você acorda na segunda-feira já pensando na tão esperada sexta-feira?

Esse é um questionamento comum, afinal o significado etimológico da palavra “Trabalho” vem do latim tripalium e era o nome de um instrumento utilizado para torturas no Império Romano, composto por três estacas de madeira afiadas. Muitos ainda encaram a vida profissional desta forma, mas não precisa ser necessariamente assim.

Muitas vezes possuímos no trabalho colegas ou chefes difíceis, porém se entregar ao desânimo não irá ajudá-lo a enfrentar essa situação.

Como manter a motivação no trabalho?

A rotina no trabalho pode te deixar entediado e algumas vezes a motivação vai ser afetada, o que é uma situação muito natural e comum. Te convido a olhar para o seu trabalho sem julgamentos ou reclamações, confira algumas dicas para manter a motivação no trabalho:

1) Organize-se

Passamos a maior parte do tempo no trabalho, por isso é importante que o local esteja limpo e organizado. Além de facilitar as tarefas do dia-a-dia, possibilitando que você encontre o que precisa, ainda mantém um ambiente agradável para você e seus colegas.

 

2) Espírito de equipe

espírito de equipe

Um dos segredos na verdade é muito simples. Compartilhe informações, dicas e ajude com boa vontade alguém que lhe peça, ou até mesmo quem não pediu mas que você percebeu que está com dificuldades. Trabalho em equipe tem uma grande força e compartilhando o conhecimento todos têm a ganhar. Lembre-se: hoje o outro pode precisar de ajuda, amanhã pode ser você!

 

3) Solucione problemas

Dedique-se, tenha força de vontade, busque outras possibilidades, saia da mesmice, tente outras alternativas, seja curioso, busque aprender, dê sempre o seu melhor. Em algum momento isso será visto e reconhecido.

 

4) Aprenda com os momentos difíceis

Você deve estar afirmando mentalmente; é horrível trabalhar sobre pressão, afinal a vida é muito curta para isso! Mas você já parou para olhar esta questão por outro ângulo?
É importante ter uma direção a seguir, seja em que área da vida for e isso vale também para a profissional. As metas, prazos e exigências nos ajudam dando foco, são nessas horas de pressão que aprendemos a estabelecer as prioridades para atingir os resultados necessários.
Lembre-se; são os momentos difíceis que nos permite amadurecer e crescer.

 

5) Seja positivo, faz toda diferença

Tudo tem os dois lados, o positivo e o negativo. É necessário olhar para o negativo e enfrentar a realidade, mas se afogar no pessimismo, vitimismo e olhar as coisas sempre do lado mais sombrio já não é mais realidade, além disso, não irá ajudar em absolutamente nada!
As pessoas positivas são mais felizes, cativantes e conseguem enfrentar as situações de uma forma mais leve. Seja realista sim, porém seja positivo!

 

6) Seja simpático

Trate as pessoas, como você gostaria de ser tratado, educação, bom humor e gentileza são qualidades que melhoram o nosso dia-a-dia. Afinal toda rotina é cansativa, mas podemos aprender a lidar com isso e nos posicionar de uma forma mais leve. Sabe as palavrinhas mágicas “muito obrigada”, “por favor”, “bom dia” e “bom trabalho”? Sim elas fazem diferença!

 

7) Evite os momentos tóxicos

Falar repetidamente dos problemas existentes definitivamente não será uma forma de solucioná-los. Desabafar com quem confia é diferente de criar panelinhas no trabalho para criticar algo que não vai bem, além de estar gastando energia você não está ajudando a manter a sua motivação no trabalho. Mudanças de comportamento se iniciam quando olhamos para nós mesmos. Evite pessoas negativas, não se deixe contaminar com lamentações e críticas, faça a sua parte!

 

Como passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho do que com nossa família e amigos, é muito importante ter um ambiente profissional agradável. Mas sabemos que nem sempre é assim, por isso faça a sua parte, assuma suas responsabilidades e lembre-se sempre que gentileza gera gentileza!

Sobre a Autora

Comentários