Sintomas da depressão

O transtorno da depressão caracteriza-se como uma doença crônica extremamente comum, onde ocorrem desequilíbrios químicos que afetam neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina, que interferem nos sentimentos. Esse desequilíbrio químico pode desencadear uma série de respostas e em diversas funções do organismo.

Sendo alguns dos sintomas da depressão:

• Tristeza
  • Apatia
  • Falta de motivação
  • Dificuldade de concentração
  • Pessimismo
  • Insegurança

A vida nos coloca em diversas situações, todos nós temos memórias e experiências de momentos bons e ruins. Cada um lida de uma forma muito particular com os acontecimentos.

É completamente natural e saudável que todos entrem em contato com a tristeza, pois a mesma faz parte da vida. Porém, a Depressão não é só um sentimento, mas sim um estado em que a pessoa se encontra e que dá a sensação de que não terá fim.

A depressão até hoje é muito mal compreendida e ainda passa por julgamentos e interpretações equivocadas. Desta forma, provocando uma estigmatização das pessoas que convivem com o transtorno. Infelizmente ainda é comum encontrarmos pessoas que não admitem procurar tratamento e também casos em que lidam com o paciente deprimido como alguém psicologicamente fraco (incapaz de lidar com as dificuldades que a vida apresenta).

A depressão é um estado que ultrapassa um ataque de tristeza, fraqueza ou falta de compromisso. Não podemos comparar a tristeza como o tabagismo por exemplo, não é uma questão apenas de força de vontade e disciplina, mas sim de uma patologia crônica que necessita de tratamento e acompanhamento a longo prazo.

Entre os sintomas da depressão, os mais comuns são:

• Sentimentos de desamparo e desesperança.
    Sente-se como  nunca mais nada irá ficar melhor e que independentemente dos seus esforços, não há nada que você possa fazer para melhorar sua situação.
  • Perda de interesse nas atividades diárias.
    Falta de interesse nos passatempos que eram praticados anteriormente, lazer, atividades sociais. Perde-se a capacidade de sentir alegria e prazer na vida.
  • Alterações no apetite ou no peso.
    Significativa perda de peso ou ganho de peso.
  • Alterações do sono.
    Insônia,  acordar nas primeiras horas da manhã. Ou dormir demais (também conhecido como hipersonia).
  • Irritabilidade ou inquietação.
    Agitação e inquietação. O nível de tolerância à frustração fica cada vez menos, tudo provoca nervosismo.
  • Perda de energia.
    Cansaço, esgotamento, sensação de corpo pesado. Sem vontade de realizar as atividades que fazem parte do cotidiano.
  • Auto-aversão.
    Sentimentos intensos de culpa e inutilidade, se auto punir  por possíveis erros.
  • Problemas de concentração.
    Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas.
  • Dores inexplicáveis.
    Dores musculares, dores de cabeça e dores de estômago.
  • Pensamentos sobre suicídio
    Pensamentos de suicídio, é um sintoma grave de depressão. Qualquer conversa ou comportamento que dê indícios dessa possibilidade deverá ser levado muito a sério. Normalmente não é apenas um sinal de alerta que a pessoa está a transmitir: é um grito de socorro.

O tratamento da depressão

Dependendo do estágio em que os sintomas da depressão se encontram, o ideal para que haja uma resposta mais rápida e eficaz no tratamento, seria a combinação do acompanhamento de um Médico Psiquiatra, com a utilização de medicamentos (antidepressivos), e Psicoterapia realizada por um Psicólogo.

É comprovado que o acompanhamento combinado por medicamentos e psicoterapia, torna-se mais efetivo que a tratamento isolado. Com apenas uma dessas duas opções, a psicoterapia e/ou medicamentos antidepressivos são igualmente eficazes. Porém, vale ressaltar que a psicoterapia proporciona um efeito mais relevante a longo prazo, pois ajuda que o paciente desenvolva novas formas de lidar e enfrentar com o transtorno, e também que o mesmo adquira uma maior capacidade de se adaptar aos conflitos internos e problemas do cotidiano.

Dicas essenciais para lidar com a Depressão

Mudanças para uma vida saudável nem sempre são fáceis de fazer, mas estas podem ter um grande impacto sobre os sintomas da depressão. Algumas mudanças que podem ser muito eficazes incluem:

• Cultivar relacionamentos de apoio;
  • Fazer exercícios regulares;
  • Regular o sono;
  • Alimentar-se saudavelmente para impulsionar naturalmente o humor;
  • Gerir o stress;
  • Praticar técnicas de relaxamento.