O que é TOC?

Para entender o que é TOC você precisa antes saber que ele pode ser confundido com manias e seus sintomas inicialmente podem passar despercebidos por um longo período, com isso os comportamentos e pensamentos são intensificados. É muito importante que o diagnóstico ocorra o mais rápido possível.

Mas o que é TOC mesmo?

O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – é caracterizado por comportamentos ritualizados, pensamentos repetitivos indesejáveis que são incontroláveis. Os pensamentos são irracionais, mesmo assim o paciente pode sentir-se incapaz de domina-los ou esquece-los.

Faz parte do cotidiano, checarmos se o gás e o ferro estão desligados, se as portas estão devidamente fechadas. Porém, no TOC estes pensamentos são excessivos e passam a tomar boa parte do tempo, prejudicando o funcionamento normal do seu dia-a-dia. As obsessões e compulsões são intensas e frequentes nas pessoas que convivem com o transtorno e os sintomas podem aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Faz toda a diferença que a família e pessoas próximas saibam o que é TOC e entendam que se trata de um problema e que não há culpados por isto. Os sintomas são transitórios, e o apoio dos mais próximos facilita e contribui no progresso e sucesso do tratamento.

Agora que você já sabe o que é o TOC, vale ressaltar que o tratamento faz total diferença para o paciente entrar em contato e aprender a lidar com a sua ansiedade, sem comprometer o funcionamento normal de suas tarefas e responsabilidades.

A Psicoterapia possibilita que o paciente adquira autoconhecimento relevante, e maturidade emocional para entrar em contato com as dificuldades pré existentes e conflitos internos. Proporcionando desta forma a chance de crescimento pessoal.

Em alguns quadros, mais graves, é necessário também o acompanhamento de um psiquiatra utilizando assim medicamentos.