Essa pergunta “Ansiedade tem cura?” é muito comum, afinal a ansiedade faz parte da vida de todos.
Porém cada um reage de forma diferente às situações. Existem muitos fatores externos que podem contribuir para o aumento da ansiedade, por exemplo, se você está exposto diretamente em ambientes que geram estresse e dependendo também da quantidade de responsabilidades exercidas, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.
Quando falamos da “ansiedade normal”, aquele tipo de ansiedade relacionada as adversidades do dia-a-dia, existem algumas dicas para auxiliar no controle e diminuição, veja o artigo 10 dicas de como controlar a ansiedade.
Se você sofre de ansiedade e já questionou se ansiedade tem cura. É importante deixar claro a diferença entre a comum e a patológica.
Existe a ansiedade que dependendo da intensidade pode prejudicar o funcionamento normal da vida, desta forma passa a estar presente mas já em forma de patologia, sendo as mais comuns:
- Fobia específica;
- Transtorno de pânico;
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
- Transtorno de ansiedade social (TAS);
- Transtorno de estresse pós traumático (TEPT).
Nesses casos a ansiedade tem cura?
É muito importante que busque ajuda e acompanhamento profissional, tanto por um psicólogo (psicoterapeuta) quanto por um médico psiquiatra prescrevendo a medicação adequada.
Dependendo do caso específico e o tratamento realizado, cada paciente irá responder de uma forma diferente e assim o período pode ser mais curto ou em situações mais graves pode até se extender pelo resto da vida.